Programa
Agosto fechou com 350 castrações de cães e gatos
Pessoas em vulnerabilidade social e protetores de animais podem se cadastrar na Ouvidoria da prefeitura de Pelotas para tentar garantir o atendimento gratuito
O programa de castração, em convênio com a ONG SOS Animais, concluiu 350 procedimentos no último mês. Os atendimentos começaram em 1° de agosto e destinam-se a tutores em situação de vulnerabilidade social e para protetores de animais. Informações da prefeitura dão conta de que serão 4,5 mil castrações ao final do contrato, sendo 350 esterilizações mensais durante o período de nove meses. Logo após, serão 300 cirurgias mensais, durante três meses.
Para se cadastrar no programa é necessário estar inscrito no Cadastro Único, destinado a famílias de baixa renda, sendo necessário apresentar um documento de identidade com foto e cópia da Folha resumo do CadÚnico no momento do cadastro. Já para os protetores de animais, além de cópia do RG e CPF, são necessários um comprovante de residência atualizado e o preenchimento da autodeclaração como protetor. É possível indicar até cinco bichinhos por mês.
O programa estava suspenso, mas foi ativado no mês passado. "Com a volta das castrações após a pandemia de Covid-19, a procura aumentou bastante pelos tutores de baixa renda e, principalmente, pelos protetores de animais, pois foram aproximadamente dois anos sem realizarmos o procedimento", afirma a presidente da ONG SOS Animais, Helena Aldrighi.
Conheça alguns detalhes do cadastramento
A protetora de animais, Maira Fernandes, utiliza o programa há algum tempo, onde já castrou alguns de seus cães. Conhecida pelo seu trabalho voluntário, ela também costuma ser procurada pela comunidade para ajudar no cadastro de animais de rua. "Já fiz meu cadastro e estou anotando em um caderninho os nomes de quem me procura precisando deste serviço. Até então não fui chamada, mas soube que uma amiga minha, que também é protetora, já foi chamada", conta.
O cadastro acontece de forma simples e rápida, e após a análise, segue a fila para a SOS Animais. A presidente da ONG também alerta as pessoas cadastradas no programa para que fiquem atentas: "Tentamos contatar a pessoa diversas vezes, mas caso não seja possível, infelizmente ela voltará para o final da fila", afirma. Logo após a análise, sendo aprovado o cadastro, a ONG entrará em contato via telefone com os tutores para passar instruções e agendar o dia da cirurgia.
Interessados podem se cadastrar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, na Ouvidoria da prefeitura, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Com o procedimento marcado, o transporte é de responsabilidade do tutor, assim como o pós-operatório. Dez dias depois é necessário voltar à clínica para a retirada dos pontos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário